Resumo: | Nesta dissertação, apresento uma pesquisa convergente-assistencial que teve como foco a educação em saúde para a amamentação e que incluiu um estudo sobre o conflito e a harmonia experenciada por mulheres durante a vivência do processo. Tendo como objetivos a busca de uma compreensão dos conflitos vividos pela mulher e sua família durante a amamentação e a reflexão sobre o educar dialógico para o processo, a proposta envolveu três puérperas e suas famílias internadas na maternidade de um hospital público de Florianópolis, no período de sete de maio a vinte e nove de junho de 2001.Como referencial teórico utilizei idéias próprias e de autoras como King, Nitschke, Saupe, Freire, Schmitz e Gadotti. A empatia entre as envolvidas, a observação participante e a escuta sensível, configuraram-se como importantes instrumentos para o alcance dos objetivos propostos. Operacionalizada através de quatorze encontros, oito ocorridos na instituição e seis nos domicílios das puérperas, o estudo compreendeu três etapas denominadas: aproximação, reconhecimento e interação/transação. Da análise e interpretação destas vivências interativas, foi possível identificar a transparência e a opacidade do conflito para o amamentar, bem como a possibilidade da harmonia no processo. Um conflito, convém dizer, como possibilidade de crescimento. A existência de conflitos no desmame e a importância da manutenção de um processo educativo dialógico para o amamentar, que considere as particularidades de cada situação, emergiram neste contexto relacional.No aprofundamento das relações interpessoais, foi possível abordar o ideal materno e a imagem da unidade mãe-filho(a) como caminho para que a mulher e sua família pudessem se reconstruir no conflito... (AU)^ipt.
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