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Vídeo multimídia
Id:472
Autor:Anon
Título:Receita Milenar^ipt ..-
Fonte:s.l; s.d; s.d. ^a1 vídeo (3min19s)^bson., col.
Descritores:Educação em Saúde
Educação Infantil
Aleitamento Materno
Limites:Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Criança
Meio Eletrônico:Internet
Localização:BR663.1

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Id:400
Autor:Barreto, Carolina Sampaio
Título:A dimensão prospectiva do ensino aprendizagem do aleitamento materno: uma experiência com crianças escolares^ipt The prospective dimension of teaching learning of breastfeeding: a experience with elementary school children-
Fonte:Florianópolis; s.n; 1999. 156 p. .
Tese:Apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Este estudo parte de uma experiência pedagógico-assistencial com crianças escolares iserida em programa de Educação e Saúde para alunos de 1º grau na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Seus objetivos resumem-se na inserção do tema aleitamento materno nos referidos programas buscando possibilidades de viabilizá-los. Para tanto, o apoio esteve centrado na concepção vygotskyana, a qual se refere à dimensão prospectiva do ensino no que diz respeito ao desenvolvimento das crianças face ao aprendizado. A abordagem de caráter sócio-histórica registra a cultura como fator importante e vale-se do ludico, em especial da noção de imitação como principal estrégia durante esta prática. A obtenção de dados teve como fonte os denominados Encontros entre mediadora e escolares, perfazendo sete sessões.Os registros de cada Encontro, focalizados no processo de construção dos escolares diante da sua própria relação de ser aleitado por sua mãe, foram a base de dados e a metodologia de análise destas construções veleu-se de elementos do processo sócio-lingüistico extraídos de textos expressivos, roteirizados e encenados pelas crianças, representações do aleitamento materno. Os resultados do processo suscitam novos questionamentos, destacadamente aqueles que privilegiam a necessidade de revisão dos programas de Educação e Saúde nas escolas de ensino fundamental. Isto ocorreu pela utilização de novas abordagens histórico-sociais, e superação da convencionalidade em não antecipar o tema a escolares e como negativa ao conceito de que a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) ao ser explorada, acelera o desenvolvimento dessas crianças (Vygotsky, 1991). (AU)^ipt.
Descritores:ALEITAMENTO MATERNO
EDUCAÇÃO EM SAÚDE

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Id:393
Autor:Pereira, Maria Jose Bistafa
Título:Olhar da enfermeira sobre o treinamento do núcleo de aleitamento materno: um despertar profissional^ipt The nurse´s view about the training done by Nucleus of Breastfeeding: a professional awakening-
Fonte:Ribeirão Preto; s.n; 1996. 123 p. .
Tese:Apresentada a Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar o treinamento realizado pelo NALMA com as enfermeiras da SMS-RP, no período de 1988-1993, buscando identificar se este interferiu no olhar e nas ações destas agentes, no atendimento às mulheres nas UBSs, no que diz respeito ao aleitamento materno. Elegemos como pressuposto teórico a assistência a mulher, considerando-a como um ser integral inserido num contexto social. Os dados empíricos foram os depoimentos das enfermeiras da SMS-RP, através de entrevistas semi-estruturadas. O Tratamento dos dados foi embasado na análise de conteúdo (BARDIN, 1977), permitindo eleger três unidades temáticas - o modelo assistencial de saúde, o treinamento e o pensar da enfermeira. A pesquisa revelou dois movimentos: um teórico que tem como fio condutor a integralidade da assistência e um outro, na prática, que subordina esta ao modelo biomédico, não permitindo estabelecer mudanças significativas. Quanto ao treinamento permitiu proporcionar uma reflexão contínua e inacabada acerca da postura profissional, frente as sistuações vivenciadas na prática, possibilitou adquirir novos conhecimentos, atuar com mais segurança e contribuir na resolutividade das intercorrências mamárias nas UBSs. O pensar das enfermeiras tem caminhando na perspectiva de apreender o aleitamento materno como um processo integrado socialmente. (AU)^ipt.
Descritores:ALEITAMENTO MATERNO
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Localização:BR663.1; 649.33, P436o

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Id:375
Autor:Hames, Maria de Lourdes Campos
Título:Amamentação: conflito e harmonia no espaço interativo enfermeira, puérpera e sua família^ipt Breastfeeding: conflict and harmony in the interactive space of nurse, puerpera and her family-
Fonte:Florianópolis; s.n; 2001. 141 p. ^bilus.
Tese:Apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Nesta dissertação, apresento uma pesquisa convergente-assistencial que teve como foco a educação em saúde para a amamentação e que incluiu um estudo sobre o conflito e a harmonia experenciada por mulheres durante a vivência do processo. Tendo como objetivos a busca de uma compreensão dos conflitos vividos pela mulher e sua família durante a amamentação e a reflexão sobre o educar dialógico para o processo, a proposta envolveu três puérperas e suas famílias internadas na maternidade de um hospital público de Florianópolis, no período de sete de maio a vinte e nove de junho de 2001.Como referencial teórico utilizei idéias próprias e de autoras como King, Nitschke, Saupe, Freire, Schmitz e Gadotti. A empatia entre as envolvidas, a observação participante e a escuta sensível, configuraram-se como importantes instrumentos para o alcance dos objetivos propostos. Operacionalizada através de quatorze encontros, oito ocorridos na instituição e seis nos domicílios das puérperas, o estudo compreendeu três etapas denominadas: aproximação, reconhecimento e interação/transação. Da análise e interpretação destas vivências interativas, foi possível identificar a transparência e a opacidade do conflito para o amamentar, bem como a possibilidade da harmonia no processo. Um conflito, convém dizer, como possibilidade de crescimento. A existência de conflitos no desmame e a importância da manutenção de um processo educativo dialógico para o amamentar, que considere as particularidades de cada situação, emergiram neste contexto relacional.No aprofundamento das relações interpessoais, foi possível abordar o ideal materno e a imagem da unidade mãe-filho(a) como caminho para que a mulher e sua família pudessem se reconstruir no conflito... (AU)^ipt.
Descritores:ALEITAMENTO MATERNO
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Localização:BR663.1; 649.33, H215a

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Id:52
Autor:Silva, Vander Guimarães
Título:O ensino de aleitamento materno na graduação em medicina: um estudo de caso ..-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; 1998. 146 p. graf.
Tese:Apresentada a Instituto Fernandes Figueira para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:O presente estudo foi desenvolvido no curso do ano letivo de 1997, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora e no Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira, com o objetivo de avaliar o ensino do aleitamento materno na graduação de Medicina. A proposta elaborada pela Organização Pan-americana de Saúde (OPS) e Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliação do ensino de aleitamento materno nas escolas de saúde do país, ano de 1993, foi adotada como referencial teórico-metodológico. Para tanto, foram entrevistados 38 graduandos, o que corresponde a 25 por cento do total de egressos de 1997. Os itens pesquisados foram: informação sobre o ensino teórico, informação sobre práticas recebidas, locais deconcentração das práticas, atitude dos docentes com relação ao aleitamento materno, conhecimento teórico e prático a respeito do tema e percepção do aluno sobre sua aprendizagem. Embora os resultados percentuais apresentados pela UFJF se assemelhem aos obtidos em outras faculdades do país, concluímos que deve haver uma adequação do ensino com a assistência que integraliza a saúde da mulher, objetivando a capacitação do profissional médico para lidar com a questão do aleitamento materno de forma segura e eficaz. (AU).
Descritores:ALEITAMENTO MATERNO
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Meio Eletrônico:Internet
Localização:BR663.1; 649.33, S586e



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